Menos burocracia, mais produtividade

Compressores a Diesel sem ARLA 32: mais praticidade e menos custos na sua operação

Menos burocracia, mais produtividade. Desde a Resolução CONAMA nº 403/2008, os veículos rodoviários a diesel, como caminhões e ônibus. Precisam utilizar ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) para atender ao programa ambiental PROCONVE P7 e reduzir emissões de poluentes.

Mas há uma diferença importante: os compressores portáteis a diesel não se enquadram nessa exigência legal. Eles são classificados como máquinas de trabalho não rodoviárias, ou seja, não transportam pessoas nem cargas nas vias públicas. Isso significa que você não precisa usar ARLA 32 para operar um compressor a diesel da linha Chicago Pneumatic Power Technique.

Por que os compressores estão fora da regra

  • São classificados como equipamentos estacionários ou portáteis, e não veículos automotores;
  • Trabalham no ponto de uso (obras, mineração, perfuração), não como parte de uma frota rodoviária;
  • A legislação é voltada apenas para motores de veículos homologados para circulação em vias públicas.

Em outras palavras: menos etapas, menos insumos e mais tempo com o equipamento produzindo.

Modelos Chicago Pneumatic a diesel que dispensam ARLA 32

A linha de compressores portáteis Chicago Pneumatic Power Technique, distribuída pela Powertech em Minas Gerais, entrega eficiência, mobilidade e robustez para quem precisa de ar comprimido em campo sem depender de ARLA 32.

Linha compacta e utilitária

  • T110-7 (100 pcm | 7 bar)
    Leve, fácil de manobrar e de manter. Ideal para serviços leves, manutenção em campo e integração em utilitários.
  • CPS 175-7 (175 pcm | 7 bar)
    Simples de operar, autonomia para um turno. Perfeito para ferramentas pneumáticas, pintura e pequenos reparos.

Linha de média vazão

  • CPS 300-7 / CPS 300-10 / CPS 300-12 — versáteis e econômicos. Indicados para obras civis, manutenção industrial e locação.

Linha de alta vazão

  • CPS 400-7 / CPS 350-10 / CPS 310-12 / CPS 290-14
    Robustos e resistentes. Usados em jateamento abrasivo, perfuração e obras de infraestrutura.
  • CPS 450-14
    14 bar e motor Cummins 6 cilindros. Ideal para perfuração pesada, fundações e jatos de alta pressão.

Grandes vazões

  • CPS 900-7 / 790-10 / 790-12 / 910-10 / 815-14 / 800-20
    De 786 a 912 pcm e até 20 bar. Usados em mineração, poços artesianos, concreto projetado e aplicações contínuas de alta demanda.

Perfuração dedicada

  • CPS 1100-25 e CPS 1250-28
    Projetados para perfuração profunda e aplicações que exigem alta pressão e robustez constante.

Todos os modelos acima são equipados com motores a diesel e são isentos da obrigatoriedade do uso de ARLA 32, conforme especificações dessa linha da Chicago Pneumatic.

Benefícios imediatos para a sua operação

  • 💰 Menos custos operacionais - sem compra e controle de ARLA 32;
  • ⚙️ Operação simples - ligou, produziu;
  • 🚜 Alta disponibilidade - menos paradas e mais tempo em campo;
  • 🔧 Fácil manutenção - acesso prático aos componentes principais;
  • 🧭 Mobilidade e robustez - ideais para obra, mina ou locação.

Powertech: distribuidor autorizado Chicago Pneumatic em Minas Gerais

Com mais de 30 anos de experiência, a Powertech é Distribuidora Autorizada 5 estrelas da Chicago Pneumatic. Oferecemos equipamentos originais, assistência técnica especializada e suporte completo em compressores de ar, tratamento de ar e equipamentos portáteis.

📍 Endereço: Rua Frei Antônio do Desterro, 326 – Belo Horizonte/MG
📞 Telefone: (31) 99952-9561
💬 WhatsApp: Fale com um especialista

FAQ – Compressores a diesel sem ARLA 32

1) Compressores portáteis a diesel precisam usar ARLA 32?

Não. O uso obrigatório do ARLA 32 vale para os veículos rodoviários a diesel (caminhões, ônibus etc.) Que são enquadrados no PROCONVE P7, conforme a Resolução CONAMA nº 403/2008. Compressores são equipamentos não rodoviários e por isso, não entram nessa exigência.

2) Qual é a lei que obriga o uso de ARLA 32 em veículos?

A referência é a Resolução CONAMA nº 403/2008, que estabelece limites de emissões para motores veiculares rodoviários e viabiliza a adoção do ARLA 32 em sistemas SCR para atendimento do PROCONVE P7.

3) Por que compressores não se enquadram nessa regra?

Porque compressores portáteis são máquinas de trabalho não rodoviárias. Eles não transportam pessoas ou cargas em via pública e não são homologados como veículos automotores. Por isso, não exige ARLA 32 para sua operação.

4) Quais os benefícios práticos de não usar ARLA 32?

Menos custo com insumos, menos etapas na rotina (sem abastecimento/armazenamento de ARLA) e mais disponibilidade do equipamento em campo.

5) Isso muda algo na manutenção do compressor?

A manutenção continua simples e preventiva: filtros, óleo do compressor e inspeções periódicas. A ausência de ARLA 32 elimina uma variável de controle, o que ajuda a reduzir paradas e imprevistos.

6) Em quais aplicações os compressores a diesel são mais indicados?

É indicado para obras civis, jateamento abrasivo, perfuração de solo/rocha, mineração, concreto projetado, locação e manutenção industrial, sempre que for preciso de mobilidade e autonomia para o ar comprimido.

7) Como escolher o modelo ideal (vazão e pressão)?

Liste as ferramentas/processos pneumáticos e some a demanda de ar (em pcm ou m³/min). Considere a pressão de trabalho (bar) com folga de 10–20% e avalie o regime de uso. A Powertech dimensiona isso para você.

8) Diesel de má qualidade afeta o compressor?

Sim. Use diesel dentro das especificações e siga o plano de manutenção. Isso preserva injetores, filtros e garante desempenho estável.

9) Compressores a diesel são mais barulhentos do que elétricos?

O nível sonoro é maior por causa do motor que é a combustão, mas os modelos da Chicago Pneumatic têm carenagem e atenuação acústica que reduzem o ruído e vibração, mantendo a operação confortável.

10) A Powertech oferece suporte e peças?

Sim. A Powertech é Distribuidora Autorizada Chicago Pneumatic em MG, com peças originais, assistência técnica e suporte ao dimensionamento. Fale com um especialista.